HEMEROTECA DIGITAL IHGG

Exatamente no dia em que a nossa gestão completa 100 dias à frente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), temos a elevada honra de entregar à sociedade goiana e brasileira a Hemeroteca Digital IHGG, contendo diversos periódicos editados em 23 municípios, com destaque para a “Primeira Hora” (1957), jornal pioneiro a circular em Brasília, como aliás ressaltado em seu próprio frontispício.
Chamamos a atenção ainda para relevantes jornais publicados em Itumbiara, Orizona, Jataí, Rio Verde, Goiandira, Caldas Novas, Ipameri, Anápolis, Buriti Alegre, Caçu, Catalão, Corumbá, Formosa, Goiânia, Goiás, Itaberaí, Morrinhos, Pirenópolis, Pires do Rio, Uberlândia (MG) e São Paulo (SP).
Ademais, disponibilizamos ao público os números iniciais da “Revista de Educação” (1937), primeira do gênero em Goiás, e da “Revista Goiana de Jurisprudência e Legislação” (1939), do Tribunal de Justiça, além do exemplar número 1 da “Revista do IHGG” (1940).
A despeito de integrar o campo dos manuscritos, não poderíamos deixar de dar publicidade a duas cartas originais da princesa Isabel, dirigidas ao seu genitor, Dom Pedro II, em 1868, missivas essas integrantes do rico acervo do IHGG.
O projeto ainda encontra-se em seu estágio inaugural, mas o passo inicial acaba de ser dado. Novos periódicos irão no futuro enriquecer a nossa hemeroteca digital, sobretudo após recebermos um aparelho de digitalização capaz de capturar imagens de jornais editados em maior formato (“standard”), já adquirido e doado antecipadamente pelo advogado Ney Moura Teles.
A propósito, cumpre agradecermos a gentileza da empresa “Diginotas Documentos Eletrônicos,” que nos cedeu um scanner A3, bem como o esforço do professor Márcio Balian em desenvolver o software web da hemeroteca, e do servidor Tito Oliveira Coelho, em digitalizar os materiais históricos.
É claro que o trabalho da primeira entidade cultural de Goiânia ainda está em construção, motivo pelo qual achamos oportuno mencionarmos, em conclusão, uma interessante passagem relacionada a Walt Disney, fundador da Disneylândia. Ao inaugurar seu gigantesco complexo de lazer nos Estados Unidos, com alguns brinquedos ainda inacabados, e ser indagado pela imprensa sobre tal fato, ele sagazmente respondeu: “Ela [Disneylândia] nunca estará completa”. A Hemeroteca Digital IHGG também não.

Goiânia, 16 de agosto de 2021

Jales Guedes Coelho Mendonça
– Presidente do IHGG –

 Pedro Nolasco de Araújo
 – Tesoureiro do IHGG –

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *